Eu minto, tu mentes, ele mente, nós mentimos, vós mentis, eles mentem. Todos mentimos, vivemos em um mundo de mentiras, de ilusões.
Mentimos para escondermos a verdade, por medo, para podermos fazer o que queremos, para vivermos, para não magoar as pessoas, para contarmos vantagem, para vivermos em um mundo de fantasias, etc...Não importa o motivo, mentimos. Mentiras boas, mentiras sem valor, na minha opinião é a pessoa que acreditou na mentira que deve julgar.
Segundo estatísticas mentimos 200 vezes por dia, à cada 5 minutos, eu acho que não minto tanto assim... mas também conto as minhas mentiras.
Agora vamos imaginar? Pense naquela pessoa que você mais confia, mais admira, que você defende até o fim, aquela pessoa que você adora demais. Só que essa pessoa mente para você e você sabe que o que ela te contou é mentira.
Para mim essa é a pior mentira que existe porque ela gera a decepção, a magoa, a revolta, a busca pelo porque e para que, a nossa culpabilização.
Então você começa a imaginar "por que ele mentiu?" é mais doloroso ouvir uma mentira do que a pessoa falar a verdade, mesmo que ela diga que você é uma chata, que não te ama mais, que não confia em você, é melhor do que vivermos de ilusão.
Porque quando você acredita e tem admiração por uma pessoa não importa o absurdo que possa ser o que ela fale, você simplesmente acredita e quando você descobre que aquela pessoa também mente, seu mundo cor de rosa desaparece e você pensa no que mais ela pode ter mentido, nesse momento aparece a decepção.
Só nos decepcionamos com aqueles que nos importamos. Criamos uma imagem ilusória sobre aqueles que admiramos: pessoas perfeitas, acima do bem e do mal que nunca vão errar, essa imagem se desconstroi quando descobrimos que elas também mentem. Por um lado ninguém é perfeito e ninguém é obrigado a corresponder à sua fantasia, por mais que amamos uma pessoa ninguém é obrigado a gostar de você. Por outro lado, como ensina o pequeno príncipe " tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e você magoar alguém que gosta de você é uma extrema maldade, o mundo é tão difícil que quem perde a admiração daqueles que te admira é a mesma coisa que perder um tesouro valioso.
Principalmente quando sabemos a verdade, fica difícil fazer alguma coisa diante da mentira, esperamos que a pessoa venha pedir desculpas,mas isso raramente acontece por um motivo lógico: o ser mentiroso nunca vai reconhecer que mentiu. Conversar também não adianta e os motivos são os mesmos ele vai negar as acusações e ainda vai falar que você não confia nele.
Para os que foram enganados eu aconselho um afastamento, um tempo de reflexão, não para encontrar as explicações para a mentira, porque isso não tem explicação e gera um gasto de tempo e pensamento. Mas um tempo para pensar no seu relacionamento com a pessoa que mentiu, será que vale a pena continuar o relacionamento? Dizem que quem mente uma vez mente sempre. Mas pode ser que não seja assim, não vamos também entregar a pessoa de presente pro capeta, ela pode ter seu lado bom, pensa nas coisas ruins e boas que essa pessoa lhe proporcionou e não escute comentários alheios, mas o seu coração. Você está preparada para perdoar essa mentira e esquecer o que aconteceu?
Para quem mentiu eu tenho um conselho: Morra!!! Estou brincando rsrs...Dê um tempo para aquela pessoa pensar, deixe ela em paz, não a procure, ela está magoada e como você, tudo que você falar será usado contra você. Dê um tempo e reflita, porque você mentiu? você sabe o motivo, você sabe que ela te adorava, que ela confiava em você, então pense sobre o que você e os motivos que lhe levou a mentir. Depois de ter mentido e se arrependido verdadeiramente peça "desculpa" , explique quais os motivos que te levaram a errar, se ela te perdoar, não minta mais a verdade é sempre o melhor caminho, se ela não te perdoar deixe ela em paz, conheça novas pessoas e prefira a verdade sempre.
Comentário: Escrevi esse texto quando uma pessoa na qual confiava e admirava mentiu para mim eu sabia a verdade, mas preferi me calar. No final das contas, eu perdoei, esqueci a mentira e ainda amo e admiro ele demais, para sempre. Ele também erra, é humano e eu tenho que compreender que as pessoas também erram.